PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

Quaresma, tempo de humildade confiante

DJosePolicarpHomilia da Missa de Quarta-Feira de Cinzas

1. Inicia-se, hoje, o tempo litúrgico da Quaresma. Tomá-lo a sério é querer celebrar a Páscoa, com toda a densidade da nossa relação com Cristo morto e ressuscitado. É um tempo que nos convida a viver na humildade e na confiança.
A humildade é a aceitação da verdade, não apenas teoricamente afirmada, mas a verdade da nossa vida, no seu presente e na sua esperança de futuro. E consideremo-nos bem-aventurados se, ao enfrentarmos a verdade da nossa vida, sentirmos, não apenas temor, mas confiança. O temor seria justificado pelos nossos pecados; a confiança brota da certeza de sermos salvos por Jesus Cristo, Ele "que não conhecera o pecado, identificou-O Deus com o pecado por amor de nós, para que, em Cristo, nos tornássemos justiça de Deus" (2Cor 5,21).

2. A primeira manifestação da humildade é reconhecermos a verdade dos nossos pecados. O Santo Padre, na sua Mensagem para a Quaresma, refere um traço da mentalidade contemporânea, a que os cristãos não são alheios: a perda do sentido do pecado e a diluição das fronteiras entre o que é bem e o que é mal. A primeira manifestação da humildade na verdade, é reconhecermos que somos pecadores, a realidade e o realismo do pecado na nossa vida.

Na construção desta atitude de verdade, devemos humildemente reconhecer o que é o pecado. A Palavra de Deus e a sabedoria da Igreja apontam-nos dois caminhos para olharmos, com coragem e humildade, a realidade do pecado em nós: violar os mandamentos de Deus, que exprimem, em termos de Aliança, preceitos fundamentais da lei natural: adorarás o Senhor Teu Deus; amarás o teu próximo; honrarás os teus pais; não matarás; não serás vítima da ganância e do amor desenfreado pelo dinheiro; viverás a tua sexualidade com generosidade sem renunciar à pureza do coração. A lei natural foi assumida pelos mandamentos da Aliança. Estes não são artigos de um código jurídico, mas exprimem a vontade amorosa de Deus. Eles são uma expressão, compreensível por nós, do amor que Deus nos tem e nos ensina o caminho da vida. Só é verdade que amamos a Deus quando cumprimos os seus mandamentos. Que neste primeiro dia da Quaresma ecoe no nosso coração o apelo do Apóstolo Paulo aos Coríntios: "Nós vos pedimos em nome de Cristo: reconciliai-vos com Deus" (2Cor 5,20). Que lugar damos a Deus na nossa vida? Vivemos como Ele quer? Só assim lhe daremos glória.

3. Um outro caminho para enfrentarmos a verdade do pecado na nossa vida, é a importância que damos àquilo que Deus pede a cada um de nós. A vida da fé é uma aliança de amor e, por isso, pode ser vivida na confiança. E nessa aliança de amor pessoal, entre cada um de nós e Deus, através do Seu Filho Jesus Cristo, Deus vai indicando a cada um o seu desejo de vida: uma radicalidade de amor adorante, uma missão para continuar a obra de Jesus Cristo para edificar o Reino de Deus, concretizações que se enquadram num itinerário de vida pessoal e nos põem em comunhão com o projecto amoroso de Deus. Ao jovem rico, depois de este ter declarado que desde pequeno cumpria os mandamentos, o Senhor lança-lhe um desafio novo: se queres ser perfeito, segue-Me (cf. Mt 19,21).

O pecado, nestas circunstâncias, toca na sua essência que é o ser uma infidelidade ao amor. Não fazer tudo para discernir e perceber a vontade de Deus a nosso respeito ou não querer segui-l'O, na obediência da fé, é uma infidelidade de amor, o quebrar da Aliança que, em Jesus Cristo, Ele selou connosco de forma definitiva.

4. Na humildade e na confiança, a Quaresma é tempo de penitência e de conversão. Esta é sempre um acto de humildade e de confiança. Exige que ponhamos o coração onde Deus tem o Seu a nosso respeito e que não nos percamos na materialidade das coisas do mundo. A mensagem do Profeta Joel ganha sentido e actualidade com a força redentora da Páscoa de Jesus: "Convertei-vos a Mim de todo o coração, com jejuns, lágrimas e lamentações. Rasgai o vosso coração e não os vossos vestidos. Convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é clemente e compassivo, paciente e misericordioso" (Jl 2,12-13).

A nossa humildade na confiança exprime-se também em praticarmos o bem só para Deus ver e não para os homens nos louvarem. Esse louvor humano seria a nossa triste recompensa. A esmola, o jejum, a oração, devem passar-se entre nós e Deus. Ele que vê o que mais ninguém vê, dar-nos-á a recompensa (cf. Mt 6, 1-6.16-18).

5. Mas a fonte da nossa confiança, que se exprime na esperança, está na fecundidade da Páscoa de Jesus, da Sua morte por nós e da Sua ressurreição para nós. Se caminharmos com fé e humildade, podemos confiar que o Senhor nos salva e nos conduzirá à plenitude da vida. Que as palavras do Apóstolo Paulo sejam a luz que nos guia nesta caminhada até à Páscoa: "Nós vos exortamos a que não recebais em vão a sua graça, porque Ele diz: no tempo favorável, Eu te ouvi, no dia da salvação, vim em teu auxílio. Este é o tempo favorável, este é o dia da salvação" (2Cor 6,1-2).

† JOSÉ, Cardeal-Patriarca
Sé-Patriarcal de Lisboa, 22 de Fevereiro de 2012

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado