PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4
PapaBento16

Bento XVI criticou hoje (Dia de Fiéis Defuntos), no Vaticano, as tentativas de eliminar a reflexão sobre a morte nas sociedades ocidentais, considerando que esta diz respeito "a todos, em qualquer tempo e lugar".

A Igreja Católica dedica este dia à comemoração dos fiéis defuntos, e o Papa sublinhou que esta celebração devia ajudar-nos "a reconhecer na morta a grande esperança e que a vida do homem não termina aqui. [...] O mundo positivista é incapaz de compreender este mistério. [...] Ainda que a nossa sociedade tente eliminar por todos os meios o pensamento sobre a morte, questionamo-nos: Porque é que isto é assim? A resposta é que a morte diz respeito a todos, em qualquer tempo e lugar", assinalou.

O Papa lembrou ainda que, por estes dias, se visitam os cemitérios para rezar pelos mortos, "recordando – deste modo – a comunhão dos santos que os católicos professam no seu credo. [...] O homem sempre teve os mortos em consideração". E em língua portuguesa sublinhou que "o homem tem necessidade da eternidade, mas sente medo diante da morte. [...] Temos medo do nada, de partir para o desconhecido". "Não podemos aceitar que, de improviso, caia no abismo do nada tudo aquilo que de belo e de grande tenhamos feito durante a nossa vida. Sobretudo, sentimos que o amor requer a eternidade, não pode ser destruído pela morte assim num momento", acrescentou.

"É consolador – diz-nos o Papa – saber que existe um amor que supera a morte, um amor que é o próprio Deus que se fez homem". "Hoje, a Igreja convida-nos a pensar em todos aqueles que nos precederam, tendo concluído o seu caminho terreno. Na comunhão dos Santos, existe um profundo vínculo entre nós que ainda caminhamos nesta terra e a multidão de irmãos e irmãs que já alcançaram a eternidade."

E, aos peregrinos de língua portuguesa, deixou esta saudação: "Exorto-vos a construir a vossa vida aqui na terra trabalhando por um futuro marcado por uma esperança verdadeira e segura, que abra para a vida eterna".

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado