ConfhicA CONFHIC – Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição – celebrou ontem, dia 1 de Dezembro, com júbilo e imensa gratidão a Deus, a primeira festa litúrgica da Beata Maria Clara do Menino Jesus, dia em que se recorda a sua páscoa eterna.

Na palavra de acolhimento aos participantes desta Celebração, a Irmã Maria da Conceição G. Ribeiro, Superiora Geral, lembrou que "o nosso Deus único e santo, só Ele comunica a santidade, especialmente àqueles e àquelas que se Lhe entregam confiadamente, deixando-se transformar pelo seu amor incondicional, sem limites, apaixonado". Convidou a todos a agradecer ao Deus de bondade infinita o dom da vida e da santidade concedidos à Beata Maria Clara.

Presidiu à celebração eucarística S. Em.ª Rev.maConfhic1 o Senhor Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo e concelebraram vários sacerdotes: Pe. Alexandre Santos – pároco de Queijas, onde repousam os restos mortais da Mãe Clara; Pe. José Traquina – pároco de Benfica, onde a Beata Maria Clara recebeu o Baptismo; Pe. Fernando Cima – pároco da Falagueira, onde a nossa fundadora recebeu os primeiros fundamentos da fé; Pe. Frei Henrique Pinto Rema, sacerdote franciscano; e Pe. João Nóbrega, ex-capelão da Sede Geral da CONFHIC.

À homilia, o Senhor Cardeal-Patriarca, inspirado nas leituras escolhidas para a celebração Eucarística, sublinhou que "a santidade é o triunfo da caridade; e a caridade é essencialmente um atributo divino, porque Deus é amor. Deus é caridade."

Participaram desta Acção de Graças, além das Irmãs Confhic3da Sede Geral da Congregação, Irmãs de outras fraternidades. Foi significativa a presença de muitos membros da nossa paróquia, familiares da Beata Maria Clara, membros da FASFHIC (Família Secular Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição), funcionários, colaboradores e amigos.

Seguiu-se a visita à Cripta, onde se encontram as relíquias da Mãe Clara e do Pe. Raimundo Beirão, a bênção do Memorial da Congregação e uma refeição fraterna, onde a Bem-aventurada Maria Clara nos reconfortou também com a sua palavra:

«Não vos deixeis abater pelas dificuldades.
[...] O Senhor vos encherá de bênçãos e vos fará sentir a sua paz.»

Ir. Maria da Glória Ferreira