Programa Anual da Catequese 2023-24

CatequeseNinguém que se tenha encontrado com Jesus Cristo, consegue passar sem O anunciar. Torna-se uma necessidade, uma obrigação que nos és imposta, confessa S. Paulo, exclamando: "Ai de mim, se eu não evangelizar!" (1 Cor 9, 16).

Tal como afirmava o profeta Jeremias em relação à palavra recebida de Deus: "Havia no meu coração um fogo ardente, comprimido dentro dos meus ossos. Procurava contê-lo, mas não podia." (Jer 20, 9)

O mesmo sucedeu com os primeiros discípulos que seguiram Jesus, o Cordeiro de Deus, e com Ele passam a morar. Primeiro é André que, mal vê o irmão Simão, lhe anuncia: "Encontrámos o Messias." Um dia depois é Filipe a comunicar a Natanael: "Encontrámos Aquele de quem está escrito na Lei de Moisés e nos Profetas." (Jo 1, 41.45)

De facto “é sempre da comunidade cristã que nasce o anúncio do Evangelho, que convida os homens e mulheres à conversão e a seguirem Cristo”. Foi o caso de S. Paulo, na sua primeira viagem missionária, com S. Barnabé: "tomada a decisão pela comunidade de Antioquia, de que faziam parte, foi dela que partiram, depois de terem jejuado e orado e lhes terem imposto as mãos" (At 13, 3). E foi para lá que, no final, regressaram e à comunidade contaram tudo o que Deus fizera com eles (At 14, 27).
O mesmo acontece com a Catequese, como aprofundamento do primeiro anúncio e “acção evangelizadora fundamental de cada Igreja particular”. Toda ela “deve sentir-se responsável por este serviço”; porque “é ela que anuncia, que transmite o Evangelho, que celebra… Os agentes «servem» este ministério e agem «em nome da Igreja»”. (Diretório Geral da Catequese, 218-219)

PROGRAMA ANUAL DA CATEQUESE DA PARÓQUIA DE QUEIJAS 2023/ 2024

Início da Catequese: 20 e 24 de SetembroMenino
– Festa do Acolhimento e Compromisso: 15 de Outubro