Igreja Matriz de Queijas

IgrejaQueijasA Igreja de São Miguel Arcanjo de Queijas é o resultado de muitos e muitos esforços e da dedicação de uma população que, em torno do seu pastor Pe. José Correia Gonçalves, sonhou e construiu este tão belo templo que tem por orago o Arcanjo São Miguel.

A bênção da primeira pedra realizou-se a 13 de Maio de 1984, data bem significativa para todos os que peregrinam até à Cova da Iria, intercedendo junto da Senhora de Fátima a sua bênção e protecção. E Ela ouviu as preces desta comunidade de Queijas.

Uma vez edificada, a dedicação desta Igreja ocorreu a 28 de Setembro de 1986, presidida por D. António Ribeiro, Cardeal-Patriarca de Lisboa, véspera da Solenidade de São Miguel Arcanjo. No ano seguinte, a 8 de Dezembro de 1987 – Solenidade da Imaculada Conceição, foi elevada a Paróquia, e o Pe. José Correia Gonçalves nomeado como pároco.

Em Setembro de 1999 o Pe. António Augusto Teixeira de Sousa foi escolhido como novo pároco desta jovem comunidade e, em 16 de Setembro de 2001, o Pe. Alexandre Francisco Ferreira dos Santos veio substituí-lo, assumindo, desde então, esta nobre missão de pastor desta Paróquia.

Quais devotos do Arcanjo São Miguel, colaboremos com o nosso Padroeiro, proclamando sobretudo com as nossas vidas, com o nosso testemunho de vida, que só em Deus o nosso coração e a nossa comunidade encontrarão paz e serenidade. É esta a maneira de ser sal, luz e fermento, a vocação e missão que nos deu Nosso Senhor, a nossa vocação e missão de baptizados; a razão do nosso ser Igreja, comunidade viva de São Miguel Arcanjo de Queijas.

Responsabilidade do Projecto desta Igreja: António Eduardo da Costa Pecegueiro e José Paulo de Coimbra Neves.

Aqui fica uma fotogaleria dos momentos mais significativos da construção da Igreja: