PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

Papa Francisco aos artistas

Francisco artistas4"Precisamos de vós para sonhar um mundo diferente e belo!"

Discurso do Papa Francisco à delegação do movimento “La diaconie de la Beauté”, na manhã do 15 de fevereiro de 2024, no Vaticano.

Encontro-vos novamente por ocasião do vosso Simpósio em Roma e regozijo-me convosco pelo 10.º aniversário deste “Encontro” que organizais todos os anos. Agradeço a D. Le Gall a sua dedicação a esta associação.

Gostaria de refletir brevemente sobre as três dimensões que a caraterizam: espiritual, evenemencial e residencial.
A primeira dimensão é a espiritual. A vossa vocação consiste em ajudar os artistas a criar uma ponte entre o céu e a terra. Desejais despertar neles a busca da verdade, quer sejam músicos, poetas ou cantores, pintores, arquitetos ou cineastas, escultores, atores ou bailarinos, etc. Porque a beleza nos convida a um modo diferente de estar no mundo. Trata-se de contemplação. Sim, «a beleza faz-nos sentir que a vida está orientada para a plenitude. Assim, na verdadeira beleza, começamos a sentir saudades de Deus» (Discurso aos artistas, 23 de junho de 2023). Acreditar em Deus não pode deixar de encorajar a criatura a superar-se, a projetar-se na vida divina através da inspiração artística.

A segunda dimensão — com um francesismo na palavra — denomina-se evenemencial. A associação Diaconia da beleza ajuda os artistas a restabelecer um diálogo frutuoso com a Igreja através de encontros, espetáculos, concertos, representações. É um modo de tornar visível a proximidade da Igreja aos artistas, entrando em diálogo com a sua cultura e a sua vida, quer sejam crentes quer não.

E a terceira dimensão é a residencial. Graças ao vosso fecundo apostolado, a vossa obra multiplica-se com a instituição de casas de artistas no mundo. A vida de um artista é muitas vezes marcada pela solidão, às vezes pela depressão e por um grande sofrimento interior. O vosso desafio é fazer sobressair a beleza que se esconde nele ou nela, para que se torne, por sua vez, apóstolo desta beleza que gera esperança e sede de felicidade. Uma missão que contribui para valorizar a dignidade do artista, que não se sente rejeitado, incompreendido, marginalizado nem excluído. Ide em frente assim!

Francisco artistas3Irmãos e irmãs, exorto-vos a ser cantores da harmonia entre os povos, cantores da harmonia entre as culturas e religiões. A nossa humanidade é abalada por violências de todos os tipos, por guerras, crises sociais. Neste contexto, precisamos de homens e mulheres capazes de nos fazer sonhar com um mundo diferente, um mundo belo. Levar as pessoas a sonhar, para aspirar a uma vida em plenitude!

Além disso, hoje é urgente recriar a harmonia entre o homem e o meio ambiente. As grandes crises climáticas obrigam-nos a rever os nossos hábitos e comportamentos. E a arte é um meio muito poderoso para transmitir a mensagem da beleza da natureza. Com efeito, «cuidar do mundo que nos circunda e sustenta significa cuidar de nós próprios. Mas devemos formar um “nós” que habita a casa comum» (Enc. Fratelli tutti, 17). Perguntemo-nos: qual é a nossa contribuição para a construção de um mundo em harmonia? É uma pergunta que cada um de nós deve fazer a si próprio. A cultura da beleza coloca-nos sempre de novo em movimento. O encontro com a beleza de Deus permite-nos repartir, recomeçar, no caminho rumo a sociedades mais humanas e fraternas.

Caros amigos, agradeço-vos e desejo-vos todo o bem para a vossa “diaconia”. Abençoo-vos de coração. E peço-vos, por favor, que rezeis por mim!

Papa Francisco, Roma, 15-02-2024

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado